Como ter retorno do microfone pelo fone de ouvido no PC

Como ter retorno do microfone pelo fone de ouvido no PC

Publicado em 25, Dez 2023

Para ter o retorno do microfone pelo fone de ouvido no PC, você pode fazer uma configuração rápida no computador com Windows. Essa função é útil para quem deseja usar karaokê online, gravar algo ou apenas ouvir a própria voz durante chamadas.

Não é necessário instalar nenhum software adicional e as opções de personalização incluem níveis, sensibilidade, redução de ruídos e qualidade do som.

Siga as etapas abaixo para ativar o retorno do microfone no fone de ouvido:

  • Plugue o fone de ouvido e o microfone no computador, caso não sejam embutidos;
  • Clique no menu Iniciar do Windows e busque por "Painel de Controle";
  • Na aba "Gravação" do Painel de Controle, clique no ícone do microfone e selecione "Propriedades";
  • Em seguida, na aba "Escutar", marque a caixa de texto "Escutar o dispositivo" e confirme em "Aplicar";
  • Ajuste os níveis de sensibilidade e volume do microfone em "Níveis";
  • Na seção "Aperfeiçoamentos", aplique efeitos sonoros como supressão de ruído e eco acústico, se desejar;
  • Na aba "Avançado", escolha o formato e qualidade do áudio;
  • Confirme as alterações e encerre em "Ok".

Como resolver problemas de microfone no PC

Caso esteja enfrentando problemas com o funcionamento do microfone no PC, é importante verificar algumas configurações de som. É possível que o microfone esteja desabilitado, com baixo volume de captação ou que o modo de economia de bateria esteja interferindo. Também é importante considerar se o retorno de áudio está ativado corretamente.

Siga as dicas abaixo para resolver problemas comuns relacionados ao microfone no PC:

  • Verifique se o microfone está habilitado no Painel de Controle: Acesse a aba "Gravação" no Painel de Controle do seu PC e verifique se o microfone está habilitado.
  • Aumente o volume e a sensibilidade do microfone: Nas propriedades de áudio, ajuste o volume e a sensibilidade do microfone para garantir uma captação adequada do som.
  • Certifique-se de que o modo de economia de bateria não esteja desativando o microfone: Alguns dispositivos têm a opção de desativar o microfone quando o modo de economia de bateria está ativado. Verifique se essa opção está desabilitada.
  • Ative o retorno de áudio: Para ouvir sua própria voz no fone de ouvido, certifique-se de que o retorno de áudio esteja ativado nas configurações.
  • Restaure as configurações padrões do microfone: Caso tenha alterado alguma configuração do microfone, é possível restaurar as configurações padrões para solucionar problemas.
  • Verifique se há fontes de ruído de fundo interferindo: Ruídos externos podem afetar a captação do microfone. Verifique se há fontes de ruído próximo ao microfone.
  • Silencie o microfone quando não estiver utilizando: Para evitar problemas de retorno, é recomendado silenciar o microfone quando não estiver sendo utilizado.

Seguindo essas dicas, você poderá resolver diversos problemas relacionados ao funcionamento do microfone no PC.

Como corrigir problemas de retorno de áudio durante uma sessão no PC

Se você está enfrentando problemas de retorno de áudio, como eco, estática ou outros ruídos indesejados durante uma sessão no PC, existem algumas correções que podem ser feitas. Esses problemas geralmente são causados por posicionamento inadequado de hardware ou configurações de software incorretas. Siga as dicas abaixo para corrigir problemas de retorno de áudio durante uma sessão no PC:

  • Verifique se o modo de áudio do computador está selecionado corretamente nas configurações do GoTo Webinar;
  • Considere o uso de um headset USB para evitar captar ruídos indesejados;
  • Desconecte e reconecte o microfone ou headset para verificar a conexão;
  • Afaste o microfone da boca e mantenha-o longe de dispositivos eletrônicos que possam causar retorno;
  • Reduza o volume dos alto-falantes internos do computador para evitar eco;
  • Verifique se há fontes de ruído de fundo no ambiente, como ventiladores ou outras vozes;
  • Desative o som quando não estiver falando para evitar problemas de retorno;
  • Caso esteja utilizando o telefone, verifique se o modo de chamada telefônica está selecionado corretamente nas configurações do GoTo Webinar;
  • Evite várias conexões em uma mesma sala e use fones de ouvido ou headset para evitar problemas de retorno;
  • Desative o microfone quando não estiver falando para evitar problemas de retorno durante a sessão.

Seguindo essas dicas, você poderá corrigir problemas de retorno de áudio durante suas sessões no PC e desfrutar de uma experiência de áudio mais limpa e sem ruídos indesejados.